Desde a Antiguidade clássica até os dias de hoje, as sociedades obtiveram avanços significativos no que diz respeito aos direitos humanos. Contudo, passado mais de um século depois da escravidão no Brasil, a discriminação racial ainda persiste. Prova disso são as políticas públicas instituídas pelo governo, as quais objetivam a inclusão social dos negros através do acesso às universidades públicas. Face a essa situação [vírgula] pergunta-se: o sistema de cotas seria a melhor solução para amenizar a discriminação racial no Brasil?
Primeiramente, deve-se lembrar que por se tratar de um problema antigo há vários fatores a serem analisados. Por exemplo, quando a escravidão foi abolida não foi concedido o devido apoio aos negros, que ficaram a [à] margem da sociedade.
E, hoje, essa desigualdade social é ainda mais acentuada por motivos econômicos. Sendo justificado pelo fato: quem possui melhores condições financeiras, certamente irá optar por melhores escolas e terá melhores condições de concorrer a uma vaga na universidade.
Portanto, numa sociedade em que os negros quase nunca foram respeitados, é comum que sejam alvos de políticas e de assistências especiais. Entretanto, tentar diminuir as consequências sociais de um passado marcado pela discriminação , instituindo cotas para acesso às universidades federais é uma solução pouco viável. Pois se trata de uma medida que desvaloriza ou que retira o papel que as instituições públicas detêm. Sendo assim, uma possível solução para tal problema seria melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas, para que os negros e os outros estudantes destas possam concorrer em nível de igualdade com os alunos de escolas particulares.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Vá além de uma abordagem simplista!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |