Vassouras e Estetoscópios - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 09/07/2012

Status:

Corrigida
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Há mais de um século, a Princesa Isabel pôs fim à escravidão no Brasil ao assinar a Lei Áurea. A nobreza do ato real, porém, ficou restrita ao papel – indecifrável aos recém-libertos -, já que não houve grandes mudanças sociais, econômicas e culturais no país que, meses mais tarde, tornou-se republicano... novamente apenas a nível documental.
Essa análise crítica da história nacional é bastante difundida, a hipocrisia histórica é conhecida por todos. No entanto, quando se dispõe a analisar o presente, é notável que a abordagem romântica e ufanista ganha destaque. Prefere-se exaltar a pluralidade harmônica - que de fato existe – a denunciar as desigualdades que ainda dividem o país. De um lado, a grande nação emergente: boas escolas, faculdades, canetas e estetoscópios. De outro, o território quase colonial: escolas públicas, cursos técnicos, vassouras e argamassa. Neste os “pretos” são maioria, naquele circulam “brancos” e “pardos”.
Visando transformar esse cenário anacrônico, o Supremo Tribunal Federal declarou constitucional a política de cotas raciais. É importante esclarecer que não se trata de um “reconhecimento da inferioridade dos negros”, como argumentam os opositores à política, e sim de uma “indenização” por um passado opressor, do qual as classes mais abastadas – de maioria branca - usufruem as benesses. Além disso, democratizar o acesso às universidades significa fortalecer o papel das próprias instituições de ensino superior que, historicamente, são definidas como beligerantes, vanguardistas e transformadoras.
O investimento em educação de base é indispensável. Entretanto, se o governo acertadamente decidir - neste exato momento - que 10% do PIB serão a ela destinados, o país carecerá de, no mínimo, duas décadas para colher os resultados no curso superior. Pergunta-se: nesse ínterim, como ficam os jovens do “Brasil colônia”? Argamassa e vassoura. Para prevenir a inércia estatal, as políticas de inclusão devem ter um “prazo de validade”. E para impedir que se tronem [tornem] um novo fator de segregação sugere-se que sejam disponibilizadas mais vagas e de maneira proporcional entre “cotistas” e “não-cotistas [não cotistas]”. Programas [de] apoio educacional e financeiro também devem ser avaliados pelas universidades para que os novos estudantes obtenham êxito no curso escolhido.
Basta os anos de desenvolvimento importado e superficial, o Brasil precisa de um desenvolvimento tupi, banto, ariano, nipônico , luso, brasileiro.

Comentários do corretor


É notável um projeto de texto claro, preciso e bem definido que soube retratar bem a problemática imposta pelo tema. Parabéns! Contudo, para chegar à excelência total é preciso extrapolar o recorte temático e mobilizar diferentes vozes para compor a análise do texto.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente