Há quem diga que o sistema de cotas é a solução para a culpa histórica dos escravizadores para com os escravizados aqui no Brasil. Porém, embora este [esse] método tenha alguns pontos positivos, como garantir a igualdade entre os povos, ele também possui diversos fatores negativos, como aumentar o preconceito entre pessoas e garantir a idéia [ideia] de divisão de raças.
Para quem o defende, ele é o único jeito de ter igualdade e isonomia, nos concursos de ingresso para as universidades, duas coisas que se encontram na Constituição Brasileira. Além disso, os defensores da cota garantem que as pessoas privilegiadas por esse sistema possuem cargos subalternos e que não tem [têm] condições de estudarem em instituições de qualidade, pois não possuem recursos.
Entretanto, o que ocorreu com as pessoas que são negras ou indígenas ou de outro grupo defendido pelas cotas e que estudam em instituições boas? Elas, na sua maioria, mesmo com as dificuldades que sofreram, como todos sofrem, conseguiram cargos e empregos que elas desejavam. Outro fator, que também deve ser levado em consideração, é que com o sistema de cotas vigente, aumenta o preconceito entre as pessoas, pois os candidatos não sabem se determinada pessoa entrou ou não pelas cotas.
A escravidão ocorreu com os negros e indígenas no passado e não com seus descendentes, logo o governo então em poder deveria ter pagado pelo que fez na época da escravidão e não hoje em dia. Além disso, o Brasil sendo um país que teve intensa miscigenação, não dá pra determinar se a pessoa é 100% branca ou negra, não sendo assim possível, garantir [sem vírgula] quem tem ou não direito a essa vantagem. Ao tentar determinar quem é apto às cotas, está automaticamente dizendo que ele é inferior ao outro e que por isso tem direito àquela ajuda, pois não tem capacidade suficiente de pensar como os outros.
Logo, percebe-se que ao implantar esse sistema o governo só faz aumentar a divisão de raças e o preconceito, além de desmoralizar um cidadão que teve seus antepassados escravizados, ao também inferiorizá-lo, e de também discriminar os outros cidadãos que não tem direito a esse processo. A medida mais correta seria acabar com esse sistema e implantar melhorias nos ensinos fundamental e médio.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Vá além do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |