Viver em uma sociedade sem preconceitos, é [sem vírgula] o que todo cidadão busca em um mundo globalizado. Andar pelas ruas, participar de eventos, ter o direito de ir e vir, simplesmente viver sem medo de ser acusado e descriminado [discriminado] por suas atitudes, cor, raça, economia ou sexualidade.
Recentemente, o supremo Tribunal Federal, decidiu por unanimidade a introdução de cotas raciais nas universidades públicas federais. Sendo assim, as cotas raciais foram implantadas para diminuir a desigualdade entre brancos, negros e índios. No entanto, essa política de cotas, trata [sem vírgula] os negros e índios como menos capacitados de ingressar em um ensino superior pelo próprio mérito e, eles são [sem vírgula] capazes como todo ser humano que estudou e se preparou.
Segundo o ministro Gilmar Mendes, colocar cotas raciais está se “conferindo apenas a um grupo de iluminados esse poder que ninguém quer ter de dizer quem é branco e quem é negro em uma sociedade altamente miscigenada”. Assim, o ideal seria haver cotas sociais, pois a pobreza não escolhe “raça” e, o [sem vírgula] rico negro ou branco não vai ser bem tratado, já o pobre de qualquer raça vai ser discriminado.
Dessa forma, a discriminação racial só poderá ser solucionada por meio do processo econômico e educacional básico. Além disso, esse meio de cotas, prejudica [sem vírgula] muitas pessoas que perdem vagas para concorrentes com menos prontos ou qualificação e, sem dúvida, tanto negros, índios e brancos tem vontade, necessidade e direito de alcançar algo melhor em suas vidas, mas que seja por um meio de igualdade a todos.
Portanto, ao colocar cotas raciais [vírgula] estão prejudicando pessoas que conseguem melhor nota e ficam fora da universidade. Ao propor cotas socioeconômicas, automaticamente negros, índios e brancos de baixa renda poderiam ser incluídos e concorrerem de igual para igual. Afinal, a raça não aumenta e nem diminui o talento ou inteligência do indivíduo. Assim, aumentaria as chances de quem não tem condições de pagar por um ensino particular, diferente de quem é rico e sempre pagou por seus estudos e hoje tomam as vagas nas universidades públicas de quem realmente precisa.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Atente-se às regras de uso da vírgula e extrapole o âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |