A tentativa de minimizar os efeitos da exclusão dos negros e índios com as cotas raciais não é a melhor forma de mudar dessas raças, pois foram muito prejudicadas durante séculos de escravidão sendo compulsoriamente trazidos da África , continuarão discriminados com essas politicas [políticas].
O programa de Cotas só reforçam [reforça a ] ideia de [de que] esses indivíduos continuarem [continuarão] sendo colocados fora do verdadeiro proposito [propósito]do governo e da constituição federal que diz “Todos são iguais em direitos e deveres”, tendo em vista que a educação publica [está] está aquém do necessário para o cidadão ascender na vida sem precisar da ajuda de projetos sociais .
Durante anos os negros foram escravizados e quando receberam a liberdade, forçada pelo capitalismo, continuaram em uma situação difícil [vírgula] pois não tinham qualificações para trabalhar, então marginalizados e se submetiam a uma escravidão velada é o que ocorre nos dias de hoje, pois muitas pessoas que utilizam as cotas, não são tão capazes quanto as outras excluídas devido aos critérios exigidos para participar desse programa .
É necessário que nós tenhamos uma educação pública de base com qualidade, investimentos na preparação da pessoa, criando possibilidades para cidadão se desenvolver , aqueles queiram [que querem] crescer na vida sem depender de projetos sociais e que o critério seja realmente capacidade intelectual do candidato e não a classe social ou a cor da sua pele.
Comentários do corretor
Organize melhor suas ideias visando à clareza e coesão de seu texto. Além disso, procure levantar argumentos bem fundamentados que comprovem sua tese e melhor explorem as questões que envolvem o tema. Vá além do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |