Discriminação, palavra atrasada e vexatória até mesmo em sua pronuncia; [pronúnica.] a origem deste tipo de comportamento se deu á [há] décadas atrás quando o Brasil ainda era colônia, Brancos e Negros parecem viver em mundos diferentes, quando as duas raças e suas misturas dão cor ao nosso país, cada qual com sua bagagem cultural que vão juntos construindo os pilares do futuro.
Contudo, a pergunta é: O que se pode esperar de um futuro; onde [futuro em que] ainda se respira desigualdade social? As favelas do país estão saturadas de problemas e péssimas condições de sobrevivência, e [sem vírgula] a maioria da população que habita nesse ambiente é negra , diversos problemas atingem esta parcela da população e o maior deles no cenário atual é a criminalidade e o crack, é preciso saber que a raiz deste e de vários outros problemas é justamente a falta de oportunidades e o falso comprometimento do governo com a população mais carente .
O sistema de cotas não acabaria com o problemas, mas desaceleraria o processo de desigualdade pelo qual o Brasil está passando. A universidade federal é [vírgula] sem dúvida [vírgula] uma parte importantíssima na solução para a discriminação e para a economia brasileira, já que estamos importando mão de obra especializada em alguns setores da indústria, para atender a demanda do que se chama de “Brasil Grande”, um país em pleno desenvolvimento, com 180 milhões de habitantes que em sua maioria não possuem nenhuma qualificação profissional.
Um paradoxo que parece não ter fim. Oportunidades são a única solução para os problemas socioeconômicos do Brasil; que afinal como o seu slogan diz “Brasil, um país de todos”.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias para defender sua tese. No entanto, você poderia ter melhor explorado a problemática do tema em si. Além disso, mobilize argumentos bem fundamentados para comprovar sua tese e retirar seu texto do senso comum. Extrapole o âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |