O assunto sobre a adoção de cotas raciais nas universidades gera controvérsias. Algumas pessoas posicionam-se a favor por entenderem que isso ajudará as pessoas de menor renda, a [sem vírgula] ingressarem na universidade e seguir com seus estudos, visando uma melhora de vida, tanto social quanto econômica.
Essa polêmica está presente hoje em várias universidades e nos mostra o quanto o ensino brasileiro está defasado. As cotas, inicialmente, podem parecer um ato solidário e justo, mas são apenas medidas rápidas e ineficazes para os problemas sociais e educacionais do Brasil.
As dificuldades que circundam a vida das pessoas obrigam-nas a abandonar os estudos mais cedo para ajudar na renda familiar. Com isso, mesmo que elas venham a ingressar numa faculdade pública por meio das cotas, seu ensino fundamental e médio, totalmente defasado, farão com que sejam profissionais incapazes.
Algumas medidas que deveriam ser tomadas pelo governo são: a melhora da educação, valorização dos professores e incentivo às famílias de baixa renda para que seus filhos possam ir à escola [vírgula] formando assim fortes candidatos para concorrer às vagas nas universidades públicas.
Se o apoio governamental, para manter os jovens na rede de ensino, vigorasse, o país poderia ter uma sociedade mais justa, “sem cotas” e com oportunidades para todos, sem visar a [à] cor de pele ou a [à] renda e sim a capacidade de cada um de conquistar os seus objetivos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Vá além de uma abordagem simplista e extrapole o âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |