O que está por trás do sistema de cotas - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 09/07/2012

Status:

Corrigida
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Em nosso país, o sistema de cotas é a [o] “apartheid” do século XXI. O acirramento das desigualdades. A abertura para males mais agravantes no sistema educacional brasileiro. A vitrine, onde aparecerá o preconceito esmagador e arrasador, da tão privilegiada classe que pode pagar altas mensalidades escolares para seus filhos.
Separar vagas para uma determinada fatia de estudantes, não [sem vírgula] solucionará a problemática da falta de estrutura das universidades brasileiras. A mesma oportunidade e reparação deveriam contemplar todos os concluintes do segundo grau. Países como França, Suécia e Alemanha, com alto nível de desenvolvimento, os alunos saem do nível médio e partem para o acesso direto ao ensino superior.
A insatisfação com o sistema de cotas já é fortemente percebida por conta das reclamações dos candidatos às vagas normais. A incitação será inevitável, pois muitos dos vestibulandos perdem as chances de passarem no concurso, mesmo com notas mais altas, em detrimento das taxas dos cotistas.
A idealização do projeto de cotas abrirá lacuna para uma segregação, não só racial [vírgulacomo também social. Haja vista, o fato de os negros e afrodescendentes terem a remuneração mais baixa. Fator determinante para um nível econômico desfavorável. Por isso, alunos de poder aquisitivo menor não estudam em escolas que possam concorrer de forma igualitária com os alunos de colégios particulares.

Os cotistas viverão sobre grande pressão. Muitos olhares críticos estarão voltados para eles. Duvidarão de suas capacidades e de seus conhecimentos. Testarão sempre suas inteligências e o poder de alcançarem seus objetivos. Enfim, a berlinda fará parte do seu dia a dia. Todos estes fatores gerarão conceitos pré-estabelecidos e doentios. Estes, se não focarem em seus ideais, passarão por grandes sofrimentos ao perceberem os descontentamentos dos seus colegas em não aceitarem o processo de reparação instituído pelo sistema de cotas.
Legítimo seriam escolas de qualidade para todos. A propósito, o investimento iniciaria nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, a concorrência se tornaria justa. O mérito, como sempre foi, contaria como a arma principal para o acesso ao ensino superior. Os profissionais ao saírem para enfrentarem o mercado de trabalho, teriam as mesmas chances de desenvolverem suas habilidades, participarem de seleções e concursos de forma igualitária.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Além disso, para chegar à excelência total é preciso extrapolar o recorte temático e saber mobilizar distintas vozes para compor a análise.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente