População historicamente esquecida - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 09/07/2012

Status:

Corrigida
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Apesar da maioria da população brasileira ser negra, segundo o Censo de 2010, a participação dos negros em uma universidade pública é mínima. Muito têm [tem] se discutido se as cotas seria uma solução para diminuir as diferenças entre raças.
A escravidão trouxe atrasos irreversíveis ao Brasil, enquanto brancos tinham a oportunidade de estudar, negros escravos não podiam nem pensar na possibilidade, eram explorados por uma sociedade cruel. Mesmo com o fim da escravidão, a realidade do negro no país não mudou muito, ele deixou de ser escravo para acabar nas periferias das grandes cidades, muitas vezes vistos como marginais. Seus descendentes sofrem até hoje com a falta de oportunidade [vírgulaalém de enfrentarem o preconceito racial.

A Educação então é um sonho para muitos, há aqueles que trabalham para pagar a faculdade e outros que simplesmente desistem, pois colocam prioridades na frente como sustentar a família. Com as cotas na universidade pública, muitos negros e índios viram a oportunidade de realizar um grande sonho, estudar sem pagar nada e assim continuar ajudando a família e a comunidade.
Mas [vírgulapara a maioria das faculdades públicas não basta ser negro para participar dos sistemas de cotas, é preciso comprovar carência econômica através de vários documentos. Alguns críticos dizem que esse sistema só irá aumentar a divisão de raças e defendem uma melhora na educação pública no geral, para que se possa entrar de uma forma mais igual na universidade. Outros dizem também que as cotas estão desrespeitando a Constituição que diz que “todos são iguais perante a lei”.

As cotas não vão mudar o preconceito racial, infelizmente essa é uma herança que está longe de acabar, a classificação das raças sempre existirá, mesmo que a Constituição diga ao contrário. É preciso sim melhorar a educação pública, mas as cotas vêm dar atenção há uma população esquecida historicamente pela sociedade, que trabalhou muito pelo Brasil. A oportunidade de negros e índios entrarem em uma universidade pública, através das cotas [vírgulamelhoraria e muito a autoestima e a capacidade de se por em frente à sociedade.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Extrapole o âmbito do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente