A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre cotas raciais em universidades federais é polêmica, não só por gerar um descontentamento com jovens brancos que lutam pelo ingresso nessas universidades, mas também, pela [sem vírgula] tese racista de classificação entre raças. Diante desse pressuposto, é oportuno destacar os motivos pelos quais justificam o desprezo pela decisão do STF.
O ingresso em universidades federais esta [está] cada vez mais disputado, o ENEM recebe inscrições de mais de seis milhões de pessoas, incluindo negros, brancos, católicos, evangélicos e muitos outros. A reserva de vagas para negros gerou um descontentamento entre jovens brancos, que dedicam muito tempo para garantir uma vaga em universidades pagas pelo governo. Numa sociedade que defende igualdade social e racial não devia disponibilizar notas mais baixas para negros do que para brancos ingressar no ensino superior, uma vez que, está [sem vírgula] automaticamente desprezando a capacidade do negro em relação ao restante da população.
Sabe-se que o negro já sofreu muitas injustiças, principalmente no período de escravidão, e pode-se afirmar que há muitas barreiras para acabar com o preconceito de algumas pessoas, porém, a cota racial não é a maneira correta para a igualdade social, devia existir cota para pessoas de baixa renda, não para raças diferentes. Há tantos jovens que não possuem dinheiro para fazer um curso pré-vestibular ou há tantos outros que precisam trabalhar e não possuem tempo para estudar que sonham em entrar no ensino superior. As cotas para negros são injustas com os demais.
Para acabar com as desigualdades precisa-se rever alguns conceitos, principalmente na questão de cotas raciais, uma possível solução para justiça e para acabar com essa desigualdade que só leva a regressão da sociedade é a criação de uma cota para pessoas pobres, que não possuem dinheiro para ingressar em uma universidade privada.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Extrapole o âmbito do senso comum! No mais, cuidado com períodos longos!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |