A colonização do Brasil deixou marcas presentes até os dias atuais. A discriminação racial é uma das consequências, que perpetuou, e [sem vírgula] sempre causou revolta da população negra pela exclusão social. Porém, atualmente, ser negro é ter direitos “extras”. Em 2000, universidades e órgão públicos adotaram o sistema de cotas raciais, que deu mais ênfase às diferenças de raças.
Em uma sociedade onde negros e brancos vivem pacificamente, por que adotar medidas que diferenciam as raças e implicam a capacidade de um individuo pela sua cor ? De fato, o histórico brasileiro fez com que o negro se tornasse inferior ao branco, e [sem vírgula] isso refletiu nos dias atuais na visível diferença do acesso a [à] educação e oportunidades que muitas vezes a população branca consegue e os negros não.
A problemática esta [está] voltada para desigualdade social, que gera a exclusão educacional, e faz com que essa população excluída não tenha acesso a uma educação digna que os prepare devidamente para a entrada no ensino superior. Portanto,o governo deveria agir, não tentando dar “colher de chá” a essa população excluída, e sim as capacitando, proporcionando melhoras na educação, na condição social, e [sem vírgula] no fim do preconceito, pois permitindo a entrada de pessoas que não estão preparadas ao ensino superior,o estrago seria maior, pois isso atrasaria e diminuiria o nível educacional das universidades, atrasando toda a sociedade que necessita de profissionais bem capacitados.
Logo, associar a capacidade individual de alguém à sua cor não faz menor sentido. Ser negro nada mais é que uma questão de pigmentação de pele,e [sem vírgula] isso não impõe limite nenhum à sua capacidade. O sistema de cotas deveria dar preferência não em função de raça, e sim de condição social, que não se restringe somente a negros. Sejamos brancos,negros,pardos ou indígenas,somos fisionomicamente diferentes, mais [mas] possuímos direitos e capacidades iguais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Extrapole o âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |