No Brasil [vírgula] um dos problemas que gera mais polêmica é a situação da educação do país, que chega a ser considerada uma das piores em nível mundial.
Ao comparar-se a escola pública com a particular [vírgula] as disparidades no nível de ensino ainda são consideravelmente alarmantes, sendo que um problema como este na fase inicial do preparo intelectual pode muito bem trazer como resultados [resultado] uma dificuldade ainda maior com relação no ingresso ao ensino superior.
E é procurando amenizar esta situação que o governo criou e já aplica desde um certo tempo um modelo de cotas onde [em que] estudantes negros e pardos ou de outras etnias podem concorrer a diversas vagas e assim podendo ingressando [ingressar] em uma faculdade ou universidade, seja ela publica [pública] ou privada. Mas nem tudo parece ser bom como é. Ao possibilitar um aluno que esteja dentro dos critérios de acesso as [às] cotas [vírgula] o governo pode estar de certa forma agindo de forma preconceituosa ao ponto de desacreditar na capacidade do aluno em questão. Este modelo divide opiniões e gera cada vez mais polemicas [polêmicas] deixando sempre um mesmo questionamento que seria no caso o fato de este método resolver realmente o problema ou se ele apenas procura maquiar um problema que deveria ter outras soluções.
Antes de qualificar este modelo como solução para tal problema, seria bem mais razoável avaliar qual é a origem do problema. Basta pensar um pouco, os investimentos feitos na área da educação ainda não são suficientes, a metodologia aplicada nas escolas ainda não é a mais eficaz. Faz-se mais útil realizar investimentos melhores na educação, criar escolas que desde cedo intensifique o nível de ensino, sendo estas de período integral onde haja programas de reforço para que todos os alunos fiquem em mesmo nível, é necessário que não só a escola, mas também os pais fomentem sempre o desejo de estudar e qualificar-se como também o desejo da leitura, pois esta pode fazer a diferença no momento de concorrer a uma vaga ao nível superior.
Comentários do corretor
Organize melhor suas ideias visando à clareza e coesão de seu texto. Evite períodos longos e atente-se às regras de uso da vírgula. Além disso, procure levantar argumentos bem fundamentados que comprovem sua tese e melhor explorem as questões que envolvem o tema. Vá além do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |