Desde o ano 2000, sistemas de cotas, que são modelos de ações tomadas para diminuir desigualdades raciais, economicas [econômicas] e entre outras em alguns países, têm ganhado visibilidade no Brasil. A incerteza em relação à efetividade desses sistemas está causando polêmica.
Um dos pontos em discussão é a subjetividade na escolha dos candidatos elegíveis ao preenchimento das vagas. O canditado deve preencher uma ficha declarando ser negro, índigena ou pardo para concorrer à [a] uma vaga destinada ao sistema de cota e [vírgula] em alguns casos [vírgula] passar por entrevista. Em 2007, ao passar por uma entrevista da UnB (Universidade de Brasilia), gêmeos idênticos foram considerados de raças diferentes. Isso ocorre pois a miscigenação no Brasil torna difícil a diferenciação das raças.
Outra questão é em relação ao prejuízo às pessoas que perdem vagas para concorrentes com menor pontuação. Além disso, o ingresso de estudantes com desempenho escolar mais baixo ocasiona queda no nível de ensino nas universidades, um desacordo com a principal responsabilidade da instituição de ensino.
Por fim, tem-se discutido também a problemática histórica. Diz-se que o Brasil possui uma divida com os negros trazidos da África e escravizados, ficando às margens da sociedade brasileira.
Na realidade, como dito anteriormente, o papel da universidade é fornecer educação de qualidade. É errôneo tentar amenizar problemas raciais, sociais e econômicos através das instituições de ensino superios. Antes disso, deve-se investir na educação básica, essa sim irá permitir a ascenção da população pobre do Brasil.
Comentários do corretor
Desenvolva seu projeto de texto e vá além de uma abordagem simplista e superficial. Procure levantar argumentos bem fundamentados que comprovem sua tese e melhor explorem as questões que envolvem o tema. Vá além do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |