As cotas raciais não vão pagar trezentos anos de escravidão no Brasil. Além de prejudicar o nível das universidades e os candidatos mais bem preparados, apoia o fraco sistema publico [público] de ensino ,por outro lado, ajuda à [na] diminuição das desigualdades sociais.
Pesquisas feitas apontam que a maioria dos universitários brasileiros é de cor branca, por consequência, da escravidão [consequência da escravidão, ] os negros são excluídos da chance de ter uma melhor posição social e econômica, ocupando sempre posições de subordinação. Não adianta querer recompensar os descendentes de escravos criando cotas raciais, existem vários casos onde pessoas menos qualificadas foram aprovadas por causa dessas cotas, isso faz com que as universidades brasileiras tenham um nível muito baixo de ensino e nem de longe estão entre as melhores do mundo.
Tomando como exemplo outros países do mundo, entre eles os Estados Unidos, as cotas em instituições de ensino superior para negros e pessoas com menor poder aquisitivo, ajuda [aquisitivo ajudam] a diminuir a desigualdade social tornando a sociedade mais igualitária. A escola no publica [pública] Brasil tem muitas deficiências, não preparam os alunos para a vida, e cotas nas faculdades apoiam o fraco nível de ensino. A base de sociedades evoluídas é a escola, por exemplo, o Japão e a Alemanha [vírgula] países de primeiríssimo mundo foram destruídos na segunda guerra mundial e se reergueram investindo muito no sistema de ensino e hoje estão entre as cinco nações mais ricas do mundo.
Fica claro, que, [sem vírgula] a única forma de dar competitividade aos negros e pessoas pobres, é um grande investimento na educação, só assim, não haverá injustiças e o Brasil poderá dar condições às pessoas de terem uma vida com dignidade independente da cor ou classe social que elas pertençam.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Extrapole o senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |