A realidade do sistema educacional público no nível fundamental e médio no Brasil revela-se deficiente em várias áreas,seja científica,infraestrutural e principalmente social,acentuando ainda mais problemas já existentes e criando novos.O governo ciente de tais problemas criou as cotas para amenizar e garantir o direito ao ensino superior.
Aceitando a responsabilidade histórica,as cotas é uma forma de amenizar os problemas que a escravidão causou,dificultando a ascensão social do negro na sociedade. As vagas destinadas para negros é uma maneira de compensar as vítimas e descendentes de um passado marcado pelo sofrimento.
Além de que as cotas estão ajudando cada vez mais os negros a ingressarem no ensino superior,sendo que grande parte dos universitários são de cor branca,as vagas reservadas exclusivamente para negros garante uma formação profissional melhor.
Os cotistas em geral são bons alunos,os índices de reprovação são os menores possíveis e estes costumam se esforça mais que a maioria.Portanto é necessário a criação de oportunidades para grupos menos favorecidos para que haja uma progressão social e sucesso profissional.
Ao passo que a porcentagem de negros que se beneficiam das cotas se reflete na economia aumentando as chances de ascensão social,concomitantemente aumenta o poder de consumo,ou seja,beneficiando a sociedade como um todo.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Vá além de uma abordagem simplista e comprove sua posição!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |