Uma boa universidade é o sonho de muitas pessoas que, hoje em dia, foi enfatizada, pois, jovens e adultos consideram que se formar em uma universidade renomada abre portas para o mercado de trabalho. O problema são os brasileiros que não têm condições de ter um ensino fundamental adequado, ficando em desvantagem em relação aos demais, como tentativa de nivelar os mesmos com quem teve melhores oportunidades foram criadas as cotas sociais e racias. No entanto, as cotas são uma boa opção para tal nivelamento?
As cotas já foram motivos para muitos estudantes de preconceito dentro das universidades. E, é claro que quem tem melhores condições financeiras para se preparar para o vestibular não concorda com as mesmas [as cotas] e estão certos, as cotas foram uma forma que o governo achou para dizer que o Brasil é um país que esta [está] cada vez mais com alunos ingressando no ensino superior, ao invés de termos um ensino com mais qualidade [vírgula] tanto no ensino fundamenta [fundamental] como no superior, as universidades diminuem o nível para alcançar quem vem de baixo! Isso é um absurdo! Todos conseguem alcançar seus objetivos se tentarem independente da condição financeira ou da cor da pele, a diferença de melanina nunca afetou o desenvolvimento intelectual de ninguém.
Entretanto, temos que concordar que, pessoas [sem vírgula] deficientes mentais ou com algum tipo de dano cerebral tem que ter cota, já que por motivos de saúde [vírgula] têm o desenvolvimento intelectual danificado o que já não ocorre, por exemplo, com filhos de policiais. Dificuldades todos nós temos, [sem vírgula] e as cotas criam problemas maiores, há a diferenciação de alunos cotistas e alunos de livre concorrência, mas isso devemos ao governo que só se importa com dados e estatísticas sem olhar as condições em que isto se sustenta. É claro que, muitas pessoas que se beneficiam com as cotas concordam com a permanência das mesmas, e este sistema só esta [está] fazendo com que pessoas menos qualificadas, até mesmo por se julgarem negras, pardas, pobres, etc. consigam entrar na faculdade com menos esforço e, às vezes, menos dedicação aos estudos.
Deveriam acabar de vez com estes tipos de cotas ou qualquer forma que beneficie um ou outro por cor ou classe social, tornando assim o país realmente mais inteligente e com pessoas merecedoras e que se esforçam para concluir sua graduação.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Organize melhor suas ideias visando à clareza e coesão de seu texto. Evite períodos longos. Além disso, procure levantar argumentos bem fundamentados que comprovem sua tese e melhor explorem as questões que envolvem o recorte temático. Vá além do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |