No período da Revolução francesa foram criados os direitos do homem e do cidadão, no qual estabeleceu que todos os homens são iguais perante as leis. Atualmente, observa-se a criação de projetos com esse mesmo intuito, como as cotas raciais. Estas tem [têm] por finalidade legitimar o acesso ao ensino superior para negros e indígenas [vírgula] por exemplo. Porém, esse fato remonta a história e atravessa os séculos, passando pela escravidão e gerando algumas duvidas [dúvidas], pois algo que era para incluir socialmente, não poderá estar excluindo?
Apesar de dados estatísticos apontarem que da população mais carente do Brasil, ser [sem vírgula] cerca de 60% negra, projetos como as cotas raciais que objetivam estender a mão da qualificação do ensino superior a populações desse tipo, tendem mais a excluir socialmente do que incluir, mostrando que um negro não tem a mesma capacidade intelectual que um branco e além de tudo, muitas negros se aproveitam das cotas para entrar nas universidades sendo que estes possuem uma posição favorável na sociedade.
Resumidamente o que se pode observar é uma tentativa de reaver os malefícios de abandono, desigualdade financeira e exclusão social que afeta a muitos séculos essa parte da população, pois estes fatores retrocedem mais de 500 anos alcançando o período colonial do século XVI, no inicio da escravidão, até 13 de maio de 1888 com a abolição, mas que perpetua até hoje entre as sociedades, com o racismo.
Assim, o papel do governo é fundamental, pois este deve estender o braço a [à] população de baixa renda. Ou seja, invés de cotas raciais poderiam ser sim cotas sociais. Portanto, o certo seria o governo estabelecer cotas para pessoas que tenham entre 1 ou 2 salários mínimos, ou aquelas que estudem em áreas de difícil acesso como em regiões da Amazônia e no Agreste do sertão nordestino, que realmente precisam.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou o tema. Contudo, faltou uma linha argumentativa plausível e consistente que promovesse uma boa análise crítica da questão. Levante argumentos bem fundamentados e extrapole o âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |