Não é de hoje que notamos a existência da descriminação [discriminação] social e racial no nosso país . Contudo, as autoridades criam projetos e leis no intuito de amenizar a situação, mas , será que estas medidas estão realmente acabando com a desigualdade ? ou [Ou] foram feitas apenas para subdividir as classes e raças . [raças?]
Teve grande ênfase o projeto de lei que da [dá] genuinidade as [às] cotas raciais e sociais . De acordo com o mesmo [projeto de lei], em até 2016 [vírgula] é obrigação de todas as universidades reserva [reservar] 50 % de suas vagas para cotas . Porém , este sistema realça a enorme aspereza no país [vírgula] já que , os [sem vírgula] concorrentes por raça ou posição social só concorrem entre si .
Conforme o artigo 5 da constituição federal [vírgula] " Todos são iguais perante a lei " , e jamais deveria haver cotas limitadas , que separam os candidatos de acordo a [com a] sua cultura . Na verdade [vírgula] nem poderia existir vestibular até por que [porque] o direito de ingressar no ensino superior público deveria ser de todos , só assim parte da desigualdade do país acabaria .
Então , se torna evidente que o sistema de cotas não diminui a descriminação [vírgula] é justamente pelo contrário [vírgula] pois acaba com o direito dos concorrentes concorrem por igual , demonstra claramente que nossas autoridades ainda agem com preconceito , talvez , se reinvidicassemos as coisas até mudem , o que de fato não poder acontecer é tudo continuar assim .
Comentários do corretor
Organize melhor suas ideias visando à clareza e coesão de seu texto. Além disso, procure levantar argumentos bem fundamentados que comprovem sua tese e melhor explorem as questões que envolvem o tema. Vá além do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |