Ao analisarmos o passado de nosso país, encontramos um histórico com alto teor desigualitário, sendo este formado pelas mais diversas formas de discriminações, como por exemplo, as descriminações [discriminações] raciais. Porém [vírgula] tamanho erro não pode ser reparado com uma simples tentativa de aderir estas pessoas prejudicadas em meio acadêmico, como propõe o projeto de lei de Cotas Raciais em Universidades Federais. Devemos encarar este cenário de desigualdades de forma ampla e racional.
Sabendo que a cada dia o ingresso á [à] Universidades se torna um processo mais difícil que exige de estudantes grande esforço e empenho, o ato de tentar inserir pessoas por cotas raciais a estas universidades, poderia [sem vírgula] causa [causar] por conseqüência [consequência] atos xenofóbicos por parte de estudantes, uma vez que o ingresso destas pessoas estaria de forma visível distinguindo raças, criando assim um ambiente exclusivo em meio acadêmico, pois ao tentar justificar o erro cometido a uma raça, estariam, contudo [vírgula] cometendo outro de mesmo valor, desprezado aqueles que não serão favorecidos pelo sistema de cotas.
O que cabe a [à] sociedade civil junto ao Estado é criar formas de melhorar a educação em nosso país em um âmbito geral, levando educação de qualidade, desde o ensino primário, a todos os cidadãos, sendo eles de qualquer raça ou condição social, formando assim um país onde ingressar ao ensino superior seja algo acessível a todos de forma justa e homogênea, fazendo com que o país não precise se apoiar a sistemas de cotas, sendo eles de qualquer gênero, para construir uma nação com igualdade social.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém, realizou uma abordagem simplista e superficial. Dessa forma, procure levantar argumentos bem fundamentados a fim de melhor explorar as questões que envolvem o recorte temático. Extrapole o senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |