Diversos assuntos são discutidos há décadas, ou quem sabe há séculos, mas sem ao menos chegar a um consentimento prático. A situação das cotas raciais destinadas nas universidades ganharam uma grande repercussão recentemente devido a [à] aprovação das mesmas nas universidades.
Muitos argumentos são contrários a utilização das cotas, mas devemos considerar que muitas pesquisas socioeconômicas feitas no Brasil, mostram [sem vírgula] como a população negra ocupa a minoria nas universidades, e [vírgula] além disso [vírgula] representam a maioria da população de baixa renda.
Claro que, apenas [sem vírgula] destinar vagas para determinada raça não diminuirá consideravelmente as grandes discrepâncias sociais tão evidentes ainda hoje, mas não podemos esquecer o fato de que ainda existe preconceito, e por sinal muitos esteriótipos criados principalmente sobre a população negra. Desse modo [vírgula] as cotas seriam válidas como uma maneira de compensar as possíveis desvantagens que uma pessoa negra está sujeita durante a vida, já que erradicar o racismo é uma tarefa difícil. Desse modo, destinar cotas seria uma prática mais preventiva do que racista como muitos afirmam.
Entretanto, a necessidade de utilização de cotas, sejam elas para negros, indígenas ou pessoas de baixa renda, mostram [mostra] que há um sério problema nos próprios métodos de avaliação e seleção de alguns vestibulares mais tradicionais. O sistema de educação, principalmente público, não prepara o estudante para fazer os vestibulares mais concorridos, obrigando-o a buscar um curso pré-vestibular pago. Ou seja, os vestibulares prevalecem de certa forma aqueles que possuem maior poder aquisitivo, e nesse sentido os negros são minoria na população brasileira.
Então [vírgula] é necessário, no momento, a utilização de cotas raciais, mesmo que de certa forma pareça injustiça perder pontos num sistema de avaliação estritamente por causa da cor. Mas é importante adotar essa medida de imediato para haver maior participação diversificada e também para que em breve outras alternativas sejam utilizadas a fim de tornar o sistema de avaliação realmente justo, disponibilizando mais cursos pré-vestibulares gratuitos ou moldando os vestibulares para torná-los mais inclusivos.
Comentários do corretor
Suas colocações retrataram o tema proposto. No entanto, faltou uma linha argumentativa plausível para sustentar sua tese. Mobilize argumentos bem fundamentados que sustentem suas ideias. Vá além do senso comum!
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |