A história de um país é marcada por fatos que aconteceram no passado. Fatos esses que mantém [mantêm] uma relação com a realidade vivida por muitos indivíduos no presente. O sistema de cotas raciais em universidades publicas [públicas] idealizado no sentido de proporcionar ensino superior a população negra que não tenha condição de adquiri-lo foi idealizado pelo governo norte americano [norte-americano] também no sentido de amenizar a distancia [distância] socioeconômica entre negros e brancos. A discrepância da realidade econômica entre negros e brancos nos EUA é grande e o racismo também. No Brasil, o poder judiciário tornou constitucional o sistema de cotas que também tem tal objetivo. No entanto, se torna [torna-se] realmente necessária a implementação de cotas raciais em universidades ou tal feito fere a constituição brasileira e os direitos universais do homem.
Uma analise [análise] da frase, [sem vírgula] “todos os homens nascem livres e iguais em direitos” choca-se com o pensamento de reserva de cotas nas universidades. No entanto, como proporcionar igualdade em direitos para aqueles que não tem a chance de poder adquirir a igualdade presente na constituição, ou seja, igualdade econômica.
Outro ponto a ser analisado remete ao porque [porquê] de os principais beneficiários do sistema de cotas serem os negros e os indígenas. Durante a colonização tanto nos EUA quanto no Brasil, os grupos de indivíduos que mais foram afetados foram esses. O que acarretou na situação atual, na qual se vêem que os mais pobres e analfabetos são de tais raças. Essa situação é mais visível em países em que a independência foi conquistada recentemente como no Brasil.
Além disso, a situação da população negra é mais deficiente do que a de vários grupos, uma vez que, referindo-se a Lei Aurea [à Lei Áurea] no Brasil, assinado pela princesa Isabel, uma grande quantidade de negros ganhou a liberdade, mas, não foram beneficiados com projetos, ou políticas que os ingressassem na sociedade. Tornando-se valido [válido] ressaltar que a maioria não sabia ler, nem escrever, ou seja, continuavam a ser “escravos” daqueles que tinham todo o conhecimento.
Enfim, a política de cotas é um sistema que tem o objetivo de amenizar a discrepância da realidade vivida por aqueles que sofrem por conseqüência [consequência]do passado. Tem que se haver uma “reevolução”, como disse Valter Nunes em seu livro, na mente daqueles que ainda vêem [veem] o sistema de cotas como meio de privilegiar negros e indígenas.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e retrataram a problemática do tema. Contudo, preocupe-se com a clareza e objetividade sua produção, evite períodos longos e atente-se às regras de uso do sinais de pontuação. No mais, embase seus argumentos em fundamentos concretos! Extrapole o âmbito do senso comum!
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |