Cotas raciais podem ser definidas como um tratamento diferenciado dado a um grupo étnico - ou raça – considerado vulnerável. No momento em que elas começaram a ser implantadas no Brasil, a polêmica foi levantada; afinal, trata-se de um tema complexo e delicado.
Entre aqueles que se opõem à ela, encontra-se o argumento de que as cotas raciais seriam uma espécie de racismo às avessas. Quem afirma isso desconhece a definição de racismo. Este [Essa] é uma prática que necessariamente coloca um grupo como superior a outro - a exemplo da ''raça ariana'' do nazismo. Ora, se as cotas pretendem igualar o acesso dos negros ao dos brancos - sem, pois, promover a superioridade daquele sobre este - às universidades, então não há racismo.
Outra faceta deste tipo de argumento parte da idéia [ideia] de que se estaria inferiorizando a capacidade nata dos negros no vestibular frente a dos brancos. Outro engano. As cotas são oferecidas a aqueles porque, historicamente, eles tendem a possuir menos acesso aos direitos humanos - como educação e saúde - e, pois, enfrentam maiores dificuldades no processo seletivo, de modo a justificar uma avaliação diferenciada - já dizia Rui Barbosa que, para atingir a justiça, deve-se ''tratar desigualmente os desiguais na medida de suas desigualdades''.
Quantos aos efeitos que exerce sobre a sociedade é notório que as cotas reduzam a desigualdade, já que possibilitam a inclusão de um segmento há muito excluído da universidade; [universidade.] Contudo, essa prática também apresenta falhas: por exemplo, quando um negro com boa formação e condições financeiras é selecionado no lugar de um branco pobre e, pois, com menos oportunidades.
Enfim, as cotas raciais enfrentam de fato o problema da desigualdade; [desigualdades, contudo] contudo, faltam aperfeiçoamentos em sua aplicação, de modo que casos como o já citado não produzam, mesmo que sem intenção, mais injustiça.
Comentários do corretor
É notável um projeto de texto definido que realizou uma boa análise do tema. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem um amplo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |