COTAS INJUSTAS - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 07/07/2012

Status:

Corrigida
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Uma das questões polêmicas que vem sendo muito discutida é a desigualdade e o racismo com pessoas de outra etnia. O Brasil com o intuito de resolver esse problema e minimizar os erros cometidos no passado, na qual os negros eram tratados como desumanos, sendo assim, escravizados e destituídos de direito na sociedade [vírgula] o Brasil adotou o sistema de cotas raciais. Será que é realmente através das cotas que ira mudar [irá mudar] a educação e as desigualdades entre as pessoas?


Porém, sabemos que as cotas não são um dos meios mais eficazes para resolver problemas do passado, na qual os negros eram tratados como animais e Ceres [seres] irracionais. Entretanto [vírgula]  se for parar para pensar [vírgulaa [] um pouco de racismo em tudo isso, pois, qual será a visão da sociedade diante dessa situação? Com certeza [vírgula]  terá a visão de que os negros são Ceres [seres] destituídos de inteligência e de capacidade, portanto, para terem acesso a os [aos] seus direitos, como cursar faculdade, conseguir emprego terá que ser deixada uma vaguinha extra. É como se estivesse ainda sendo excluído do meio dos brancos.

Pois sabemos que o sistema de cotas é um pouco injusto porque, enquanto um aluno que tira boa nota no vestibular e outro por ser de uma etnia diferente que tenha tirado nota um pouco mais baixo seja negro, pardo, ou índio tem mais facilidade de entrar, sem realmente estar preparado para enfrentar uma faculdade até mesmo tirando a vaga de quem mais merece.
O Brasil tem que ter em mente que os Ceres [Seres] humanos são iguais perante Deus e perante as leis [vírgula] não precisa inventar métodos para mostrar esse fato a sociedade, e sim buscar aprimorar a educação, pois escola nenhuma expulsa aluno da sala de aula pela sua cor de pele, da mesma forma as Universidades, a o [ao] contrário [vírgula]  elas procuram avaliar se o aluno realmente aprendeu durante sua vida escolar no ensino fundamental e médio [vírgula] portanto quem tiver melhor pontuação que entre.

Por fim [vírgula] os políticos responsáveis de fazerem as leis tem [têm] que parar para refletir e conscientizar-se de que, não é uma pigmentação na pele que mede a inteligência nem a capacidade de um individuo e sim procurar investir mais em uma educação básica de alta qualidade visando o bem de todos [vírgula]  tendo assim profissionais no futuro com boa qualificação no mercado de trabalho .

Comentários do corretor


Suas colocações foram pertinentes e retrataram a problemática do tema. Contudo, preocupe-se com a clareza e objetividade sua produção, evite períodos longos e atente-se às regras de uso da vírgula. No mais, embase seus argumentos em fundamentos concretos! Extrapole o senso comum!

 

Leitura é fundamental!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente