Tapar os buracos de uma estrada de má qualidade em vez de reformá-la ou varrer a sujeira para baixo do tapete. As cotas raciais fazem exatamente isso, tratam do problema superficialmente, sem realmente resolvê-lo.
A premissa básica da igualdade racial é que todas as pessoas, independente de cor, são iguais e [vírgula] com isso, têm os mesmos direitos. Ou seja, se todos possuem a mesma capacidade intelectual, por que seriam necessárias cotas que beneficiem os negros? Ofertar vagas especiais para essa raça visando acabar com a desigualdade é um ato hipócrita, pois prega o fim do que ele mesmo faz: o racismo.
Porém, é inegável que existem disparidades entre a população brasileira, é só olhar as consequências reais dessa política afirmativa. As médias dos cotistas são assombrosamente menores do que as de quem entra pelo acesso universal e há grande índice de desistência do curso entre os negros, que não conseguem acompanhar o ritmo da turma. Ora, como então resolver as disparidades que acometem a sociedade sem ultrapassar os limites da igualdade? Atacando a causa principal do problema, que é o péssimo ensino básico público, pois assim como em qualquer edifício, o processo de construção de conhecimento é feito em etapas, sendo que a mais importante é a base.
O Brasil vem tentando acabar com a desigualdade sem se aprofundar no assunto e com isso ofertar boas escolas gratuitas para a parte pobre de seus habitantes. Ele quer tapar os buracos existentes da educação adicionando andares ao prédio do conhecimento mesmo que a fundação deste seja frágil. Desse modo, em vez de oferecer oportunidades iguais a todos desde o princípio para alcançar a igualdade, está, com as cotas, desrespeitando os direitos iguais nos primeiros anos escolares e no ensino superior, o que só pode culminar com mais disparidades sociais.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e seu texto se desenvolveu de forma clara. Contudo, faltaram exemplificações concretas para comprovar sua tese e dar força a sua argumentação. Procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |