As cotas abrem portas aos jovens que desejam alcançar o Ensino Superior. Entre cotas sociais e raciais ,a última é a que provoca maior discussão.Por selecionar os estudantes através da cor,alguns a consideram como uma medida racista, enquanto outros acreditam se tratar de uma forma de proporcionar aos negros maiores oportunidades.É evidente que não há diferenças entre negros e brancos ,no entanto, será que estas cotas não estariam se tratando de um preconceito disfarçado?
Após anos do sentimento de superioridade do homem branco em relação aos demais,sentimento esse manifestado em momentos históricos como no Imperialismo do século XIX e na escravidão,hoje o homem se considera livre de preconceitos,entretanto, a classificação de um estudante pra uma universidade através da cor da sua pele, nos faz pensar que este sentimento ainda se manifesta atualmente,já que,ao duvidar da capacidade do estudante negro, torna-se claro que em nossa sociedade o preconceito ainda existe.
Nas classes mais baixas podemos encontram [encontrar] várias etnias que sofrem com o mesmo descaso,mostrando que falta maior preocupação com essa parte da população,não importando se são eles pardos,indígenas,brancos ou negros,são pessoas que não tem condição financeira para pagar aos filhos um ensino de qualidade,então caberia a elas as cotas sociais,essas cotas não levam em conta a cor e sim a condição social,sendo uma medida mais igualitária.
As cotas raciais não diminuem a desigualdade social ,pelo contrário [vírgula] elas só fazem aumentar essa diferença,pondo em duvida [dúvida] a capacidade de um estudante somente por sua cor ,sendo que esta capacidade é totalmente igual em todos,não havendo a necessidade de uma classificação descabida de cor,e [sem vírgula] sim apoio ao menos favorecidos.
Taxar as oportunidades que uma pessoa encontra na vida pela cor é totalmente errôneo e faz surgir um pensamento de uma possível superioridade ou inferioridade em relação aos demais,o que não é saudável para nossa sociedade tão miscigenada .A ajuda as classes mais pobres é o mais justo e correto a se fazer ,como o aumento das cotas sociais .
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e retrataram bem a problemática imposta pelo tema. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |