Cotas raciais combate ou piora a desigualdade social? - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 07/07/2012

Status:

Corrigida
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Cotas raciais são reservas em instituições privadas ou particulares para pessoas ou grupos classificados por etnia aprovada pelo supremo Tribunal Federal (STF) por unanimidade, seguindo a linha adotada nos Estados Unidos, a [há] algumas décadas [vírgula] de introduzir "ações afirmativas" para corrigir injustiças feitas no passado. A decisão flexibiliza a ideia básica de que todos são iguais perante a lei.

Por um lado [vírgula] essa lei abre caminho para a adoção de outras cotas, além das raciais, talvez, no futuro. É perfeitamente aceitável, e desejável que grupos discriminados, excluídos ou perseguidos devam ser objeto de tratamento especial pelos setores mais privilegiados da sociedade e do próprio Estado, por meio de assistência social, educação, saúde e criação de oportunidades.

Quem ganha, quem perde? A decisão recente do Supremo Tribunal Federal deixa de reconhecer o mérito como único critério para admissão em universidades públicas.

No entanto, essa lei deixa a desejar, se por um lado ajuda [vírgula]  ela também pode agravar o racismo já existente, em geral, as cotas raciais são voltadas para a população autodeclarada negra - podendo abranger os pardos que se declarem negros. Deixando algumas pessoas, com certo [sem vírgula] ressentimento.

O problema urgente das do Brasil é, melhorar de nível, e não resolver problemas de discriminação racial ou corrigir "responsabilidades históricas", que só poderão ser solucionadas por meio do progresso econômico e educacional básico.
Portanto [vírguladeve se [deve-se] perceber, que [sem vírgula] as cotas raciais ajudam e piora o preconceito ao mesmo tempo, e que o governo brasileiro deve investir primeiramente na educação, porque a educação e a base para o ser humano exercer sua cidadania, e [vírgula] posteriormente [vírgula] acabando com o preconceito no futuro.

Comentários do corretor


 

Suas colocações foram pertinentes e retrataram a problemática do tema. Contudo,  atente-se às regras de uso da vírgula. No mais, embase seus argumentos em fundamentos concretos! Extrapole o senso comum!

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente