Os negros no Brasil sofrem desigualdades e arbitrariedades desde a época da nossa colonização, situação que está apresentando melhoras com o passar dos anos devido as [às] conquistas sociais por eles alcançadas, contudo, ainda há muito o que melhorar [vírgula] uma vez que a discrepância social entre a maioria dos negros e brancos é bastante acentuada, o que reflete principalmente na educação.
É notório que diante desses fatos, medidas concretas devem ser tomadas em prol da raça menos privilegiada, seria o sistema de cotas a solução?
O STF ao estabelecer cotas raciais que ofereçam privilégios a determinados grupos pela cor da pele, estará consequentemente discriminando outros que estão na mesma condição socioeconômica ou até mesmo inferior, ou seja, é um ato falho que apenas "mascara" o verdadeiro problema social que aflige a população carente, que em sua maioria são negros: a educação escolar.
O sistema de cotas não irá acabar com as desigualdades educacionais, pelo contrário, um estudante que não tenha tido uma educação de qualidade sofrerá desigualdades dentro da própria universidade para acompanhar outros alunos com boa preparação e que foram selecionados sem o beneficiamento do sistema de cotas.
Diante disso, o que realmente a sociedade brasileira precisa é de uma ensino básico de qualidade acessível a todos, que possa garantir a igualdade educacional entre as raças, para que [vírgula] ao prestar vestibular [vírgula] o único crítério de aprovação seja o conhecimento.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e retrataram bem a problemática imposta pelo tema. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Vá além da abordagem simplista e superficial!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |