Como resposta as atrocidades cometidas durante o período da Escravidão no Brasil, época em que os negros eram marginalizados e tidos como integrantes da “raça inferior”, em 2012 [vírgula] o Superior Tribunal Federal legitimou a política das cotas raciais para a entrada em universidades federais, no entanto, isso retoma os “preceitos racistas” de classificação de raças por parte da sociedade.
Desde os tempos do Brasil Colônia [vírgula] verifica-se que o negro sofreu com o extremo preconceito, decorrente da filosofia que os europeus tinham da tal “Raça Ariana”, ou seja, a tese de que a raça branca é superior a todas as outras. Ao longo da História, a mudança na concepção do brasileiro foi, em parte, notória. Os negros foram aos poucos conquistando um lugar na sociedade, a maioria ainda que de forma marginalizada. Porém, no mundo contemporâneo, não podemos estabelecer mais desigualdades entre negros e brancos, em uma sociedade que em épocas atrás sofreu tanto com a divisão de raças.
Promover cotas raciais, ou seja, oferecer vantagens para “facilitar” a entrada do negro no ensino superior é um retrocesso na mentalidade do brasileiro, pois, só reafirma a “tese racista” e estabelece o que se viu no passado, um país dividido racialmente onde uma classe desfrutava de benefícios e outra não. Devemos ter a compreensão de que todos são iguais e possuem a mesma capacidade, independentemente de cor e raça. Introduzir investimentos na educação pública seria indispensável para as classes menos favorecidas (que em sua maioria são os negros), pois com uma educação de qualidade os negros se tornariam bastante capacitados para ingressar em universidades sem precisar das cotas.
Nessa Perspectiva, verifica-se que para a sociedade moderna evoluir intelectualmente, as discrepâncias raciais e também sociais devem ser banidas de seu cotidiano. Em vez de criar políticas desiguais, os governantes deveriam incentivar a igualdade entre os grupos étnicos, por meio de programas e campanhas, deveriam também abolir as disparidades raciais ainda existentes no País. Assim, espera-se que promover e concretizar a igualdade entre raças no Brasil seja uma das metas deste novo século.
Comentários do corretor
É perceptível um projeto de texto claro e preciso com uma linha argumentativa bem definida. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem mobilização de distintas vozes para chegar à excelência total.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |