A implantação do sistema de cotas nas universidades brasileiras foi uma maneira encontrada para permitir o acesso de grupos específicos, na maiorias das vezes, negros e indígenas, ao ensino superior publico [público]. A decisão de adotar esse sistema gera [gerou] muita discussão e relembra [relembrou] as condições de sociais [sociais] dos negros no período de escravidão.
As universidades e institutos federais conservam cinquenta por cento dos vagas para cota racial e social. Essa atitude gera um sentimento de desigualdade, de exclusão, nas pessoas que se enquadram nesses critérios, pois estão recebendo um tratamento diferenciado ao das pessoas consideradas brancas e ricas.
Para alguns [vírgula] ainda persiste a ideia de que existe branco e negro e, que [vírgula] por isso [vírgula] são diferentes. Esses são pensamentos comuns da época de escravidão, em que o homem branco dominava e os negros eram os subordinados. Algo parecido a este fato está acontecendo nas instituições públicas de ensino superior no Brasil.
As desigualdades começam desde cedo, em que crianças de classe baixa não possuem as mesmas condições de educação como as crianças de classe média ou alta. Abrindo assim uma grande desvantagem, pois não terão uma base educacional adequada que lhes permitam, mais adiante, competir no mesmo nível com pessoas mais preparadas.
Bancar a educação superior custa caro, mas é necessário. É preciso investir um pouco mais na educação do nosso país para que pessoas sejam capacitadas igualmente e, assim, fazer com que métodos como o sistema de cotas, que discrimina, exclui, desapareçam.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e retrataram bem a problemática imposta pelo tema. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio! Vá além da abordagem simplista e superficial!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |