Na história mundial e principalmente a do Brasil, o negro foi escravizado. Depois da Abolição da escravatura [vírgula] foi desprezado a margem [à margem] da sociedade e começou a habitar as favelas. Mas com o passar da história [vírgula] houveram [houve] medidas para introduzi-los na sociedade e tornar as oportunidades igualitárias, como por exemplo, as cotas, na qual reservava um certo numero [número]de vagas para negros. Mas essas mesmas cotas se toraram [tornaram] obsoletas [vírgula] já que depois de tanto tempo [vírgula] os negros continuam tendo privilégios em entrar em faculdades somente por sua cor de pele, e causando ainda mais segregação racial.
O capitalismo é um sistema que permite uma mobilidade social, ao contrário de sistemas estamentais que quando um homem nascia camponês, sempre seria camponês. No capitalismo [vírgula] alguém que nasceu pobre pode enriquecer por meio de seu trabalho e de seu crescimento intelectual.
Já que o capitalismo permite mobilidade, não existe somente negros pobres e brancos ricos. E a cota passa a taxar o negro como pobre e intelectualmente inferior. O que não é verdade, como por exemplo, o Presidente do Supremo Tribunal Federal. E o que diferencia o negro do branco é a quantidade de melanina da pele.
Portanto, a cota taxa o negro como inferior já que ele merece privilégios para entrar na faculdade. E isso acaba causando mais preconceito e segregação. A solução é trocar as cotas raciais por cotas sociais, porque aí sim, inclui o negro e o branco de classes mais baixas que realmente precisam e sem essa ajuda nunca entraria em uma faculdade.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e retrataram bem a problemática imposta pelo tema. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio ao extrapolar o senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |