Inteligência racial - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 07/07/2012

Status:

Corrigida
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Temática que envolve opiniões e divergências de vários segmentos da sociedade, colocando em xeque e reflexão nessa gangorra especialistas à [a] leigos no assunto, notando a necessidade de solução e verificando sua eficiência em instituições educacionais brasileiras.
Este [Que este] assunto é questão de debate e críticas não é de ontem, sabemos a dificuldade de resolução do mesmo. Existem as questões culturais, sociais, étnicas que envolvem os beneficiados com o sistema, contudo temos consciência que debaixo da pele corre sangue vermelho para todos.
Enquanto alunos não incluídos no sistema de cotas lutam e estudam exaustivamente para ingressar num curso disputado em uma universidade conceituada com altos índices de notas elevadas, os favorecidos, no entanto [vírgula] tem menor concorrência e com notas inferiores, levando vantagem sobre alguém que com certeza estudou mais que ele e [vírgula] consequentemente [vírgula] agravando a qualidade do ensino.

Claro, existe o lado positivo, promoveu a inclusão de vários grupos étnicos no ensino superior provocando uma desuniformidade e miscigenação racial, reduzindo a imagem de predominância das classes altas da sociedade nas universidades federais. Radicais, pensadores e outros sábios querem findar do sistema, visto que no cérebro e na mente humana temos as mesmas condições de desempenho intelectual.
Em meu consenso [vírgula] as cotas incentivam o preconceito e aumentam o racismo no ambiente acadêmico, no qual os cotistas são ofendidos e discriminados pelo grande grupo, devido à maior acessibilidade e facilidade em que obtiveram seu ingresso, parte em que a ética deve ser inserida e aprimorada fortemente.

Estamos pagando um erro histórico de 500 anos, no qual maltratávamos e desprezávamos negros, indígenas e outros grupos, não lhes dando condições descentes de existência, ideologia que tem certo fundamento e abrangência da população. Portando [Portanto,] mecanismos de pesquisa devem ser feitos a população em geral, analisando e discutindo os resultados em âmbito nacional.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações válidas em torno da problemática imposta pelo tema. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação. Atente-se às regras de uso da vírgula!

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente