O acessoa à educação de qualidade é um direito constitucionalmente garantido à [a] um cidadão, e [sem vírgula] é dever do Estado assegurar este direito. Sendo assim, as cotas raciais são uma ferramenta de suma importância para o acesso democrático à educação e para a quitação da enorme dívida do Estado, de séculos de discriminação e racismo, para [sem vírgula] com os negros.
A questão das cotas raciais abrange muito mais do que simplesmente a cor da pele, é uma questão social e econômica. Pois percebemos nas universidades uma enorme discrepância entre o número de estudantes negros e brancos. Dessa forma, verificamos o caráter econômico e social desta discrepância, através da pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), a qual constata que, no Brasil, mais de 70% dos pobres são negros.
A esmagadora diferença entre a quantidade de negros e brancos nas universidades públicas e a necessidade das cotas raciais, justifica-se pela condição social e econômica que muitos negros se encontram. Pois a pobreza os impede de ter acesso à educação de qualidade e os impele a ocupar cargos subalternos, muitas vezes precocemente, sem dar continuidade a sua instrução.
Portanto [vírgula] é preciso encarar os dados, para além do senso comum, e [sem vírgula] percebermos que, de fato, há uma enorme desigualdade no acesso à educação brasileira e que as cotas raciais são de extrema importância para amenizar esta desigualdade e é apenas um passo em direção à igualdade racial, social e econômica em nosso país.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta. Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação. Além disso, preocupe-se com a clareza de seu texto, atente-se às regras de uso da vírgula.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |