Uma medida que não gera resultados esperados - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 07/07/2012

Status:

Corrigida
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Surgida durante as origens da formação brasileira, as desigualdades raciais sempre foram um assunto que gerou bastante polêmica. É um problema iniciado a partir da época em que o colonizador europeu introduziu negros, na lavoura canavieira, para realizarem trabalhos escravos.
Seja em todos os níveis escolares, na conquista de uma oportunidade no mercado de trabalho, na busca de um relacionamento afetivo, enfim, em qualquer ramo do relacionamento social é perceptível a desigualdade racial como uma barreira à plena unificação de povos no Brasil. Raros são os negros que ocupam posições de destaque em nosso cenário, como escritores, atores, cantores, políticos, etc.
Quem de nós, nunca [nós nunca] sentiu uma certa diferença durante a lida com um negro, por exemplo? Até hoje, a grande maioria deles ocupam uma posição de inferioridade, se comparados ao restante de nossa população, apesar de algumas medidas que já foram implantadas com a finalidade de diminuir essas diferenças.
E por falar em medidas tomadas, uma que sempre gerou e talvez sempre gerará discussões é a inclusão de cotas raciais. Ela é uma das formas que alguns países implementaram para tentar reduzir a desigualdade social, econômica e educacional vigente entre populações compostas por diferentes raças.
À primeira vista [vírgula] é uma ferramenta que aparentemente resolve alguns tipos de problema, como o pouco acesso a instituições de nível superior, mas por outro lado, cria ainda mais desigualdades, uma vez que aqueles que são beneficiados são vistos e tratados por alguns com mais receio (se as instituições precisam oferecer-lhes formas diferenciadas de acesso a determinadas coisas é porque realmente eles são diferentes de nós e não têm capacidade própria de batalhar e conseguir).
Apesar de algumas correntes brasileiras justificarem que essas cotas aumentarão a quantidade de outras etnias nas instituições de ensino superior (onde a maioria branca é esmagadora) e futuramente poderão auxiliar na construção de idéias na solução dos problemas da sociedade, é preciso que o governo planeje, invista e faça mais por essa causa, buscando medidas mais eficazes que realmente possam equacionar esse problema e não apenas mascará-lo, como simplesmente fornecer acesso a faculdades, achando que essa será a solução.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto foi bem construído e fez colocações muito válidas em torno da problemática imposta. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção.

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente