Cota Preconceituosa - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 06/07/2012

Status:

Corrigida
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É notável a extrema importância do negro na construção histórica de nossa sociedade atual. Sua influencia [influência] está estampada na culinária brasileira, na musicalidade, na religião, e no [sem vírgula] artesanato, por exemplo. Mas ainda assim há um preconceito enraizado contra os negros no que se reflete a [na] marginalização, taxa de desemprego e classe social inferior, por exemplo. Recentemente [vírgula] foi aprovada por unanimidade a legitimidade das cotas raciais nas faculdades federais do país. No que leva a [à]  discussão se leis desse tipo acabam servindo para reforçar o preconceito que já existe ou apenas incluir os negros no âmbito social.

A verdade é que a lei de cota por promover alguém pela cor da pele acaba sendo por si só, racista. Ao se julgar alguém por se negra ou branca [vírgula] acaba não se levando em conta a classe social, a história de vida, nem outro motivo que justifique tal medida. Assim como existem muitos brancos pobres ao redor do Brasil, existem também muitos negros ricos e influentes. Porém [vírgula] é sabido que historicamente boa parte de pessoas consideradas negras tem uma posição social inferior, acaba-se entrando na questão da reparação histórica. Da qual é um assunto extremamente delicado sendo que há uma grande miscigenação no país. Alguém que teve um tataravô escravo, por exemplo, pode ser caracterizado como branco, e outra sem essa descendência ter a pele negra.


Foi noticiado em 2007 um caso de irmãos gêmeos no qual um foi favorecido por cota[vírgula] enquanto o outro não, sendo os dois exatamente idênticos, e casos extraordinários através dos anos do quais casais negros tem filhos brancos e vice-versa. O sistema de cotas não é justo justamente por isso, não há uma forma rápida e eficaz de determinar essa descendência. As cotas podem favorecer um negro de classe média que estudou pouco, por exemplo, e desfavorecer uma pessoa de pele branca que não teve tantas oportunidades.


O estado [Estado] deve ser o primeiro a presar pela igualdade. O que deve haver é uma atenção maior nos casos de heterogênea, principalmente em empresas que devem ser combatidos com rigor.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações pertinentes, contudo não conseguiu estabelecer uma discussão que extrapolasse o recorte temático. Dessa forma, amplie sua percepção crítica e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente