Grande parte do Brasil foi construído pelos escravos, que eram a mão do obra dos senhores de terras . Para mudar a imagem de submissão , o Estado propôs a criação das cotas para os negros gerando uma grave polêmica , pois elas só afloram o racismo . Essas medidas , portanto , estarão abafando o descaso do governo e aumentando a desigualdade .
A cota racial foi criada para que a imagem do baixo nível das escolas públicas fique em segundo plano e a introdução dos negros na faculdade em primeiro . O fenótipo do ser humano não muda a capacidade intelectual e sim a dificuldade em estudar , e essa é a marca do Brasil . Um estudante que tem a mesma condição financeira de uma pessoa escura tem suas chances de entrar no ensino superior destruídas pelas cotas , fugindo da lei que diz que todos são iguais sem distinção de cor e gerando uma maior divisão social . Assim , cresce o número de pessoas racistas que acreditam na inferioridade do pensamento dos que tem [têm] esse privilegio [privlégio.]
Além disso , grande parte dos brasileiros estereotipam os negros como pobres e que não podem ter a mesma oportunidade que os brancos . Essa odeia [ideia] é puramente racista , mas esta [está] distribuída por uma grande parte da população , que vê nas comunidades carentes o grande centro da massa de manobra . As favelas são constituídas por pessoas de baixa renda e em sua maioria por negros , fato que é conhecido desde o fim da escravidão , na qual os antigos escravos não tinham dinheiro e eram obrigados a morar em morros . Essas regiões são menosprezadas por uma parcela dos que moram no asfalto , que acham que os moradores não têm os mesmos direitos que ela . Logo , os cotistas não são bem aceitos pela elite que não quer mudar o quadro de desigualdade social do país e sim aumentar para não perder ou dividir sua riqueza .
De acordo com os fatos citados , percebe-se que o racismo cresce junto com o número de negros cotistas nas faculdades . É necessário que o governo invista na educação pública para que ela se torne de qualidade , podendo atingir a todos que querem cursar o ensino superior sem precisar criar mais cotas e diminuindo a desigualdade social em que os brasileiros vivem .
Comentários do corretor
Seu projeto de texto se desenvolveu bem em torno do seu posicionamento sobre o tema. Contudo, para comprovar suas colocações e validar sua tese procure levantar argumentos bem fundamentados em fatos, dados, retrospectivas históricas etc. Vá além do senso comum e fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |