Num país como o Brasil,em que a educação nem sempre é levada a [à] sério e as discrepâncias raciais e sociais tem [têm] raízes históricas,discutir o sistema de cotas é algo polêmico e delicado,principalmente depois do projeto de lei que reserva 50% das vagas em instituições federais para esse fim.Se,por um lado,há aqueles que acham essa uma causa justa para amenizar desigualdades;por outro,há quem argumente que as cotas reafirmam o racismo e geram prejuízos em vários segmentos.
É inegável a existência de preconceitos e faltas de oportunidades para determinados grupos no Brasil,como os negros e indígenas,especialmente os de baixa renda,porém deve-se levar em conta que até os dias atuais houve pouco investimento em projetos a longo prazo visando a [à] real inserção desses na sociedade.As cotas acabam sendo,portanto,uma saída errônea para tentar disfarçar a precariedade da escola pública,onde os alunos deveriam desde as séries iniciais receber uma educação de qualidade visando os processos seletivos como o vestibular.Na Bahia,uma greve de professores que já dura meses faz estudantes da rede estadual ficarem sem aulas.Diante de uma situação como essa,os investimentos deveriam se voltar para a melhoria da escola pública,e [sem vírgula] não para a ampliação do número de vagas para cotistas.
Além disso,há também a discussão em torno dos critérios de seleção adotados para definir quem tem direito as cotas raciais num país tão miscigenado quanto o nosso.Em 2007,irmãos gêmeos que recorreram ao sistema foram considerados de raças diferentes pela UnB,que só depois de ter o caso repercutido na mídia voltou atrás na sua decisão e concedeu aos dois o direito as [às] cotas.
Tendo isso em vista,muito ainda precisa ser feito.Investir na Universidade como um ambiente de trocas,onde pessoas capacitadas e com mérito próprio,independente da sua cor,possam trazer conhecimento e reflexões contundentes para toda a sociedade é algo a ser aprimorado.Isso aliado,é claro,a uma mudança na postura dos governantes,que visando passar uma boa imagem dos índices de educação para o resto do mundo,não fazem oposição ao fato de alguns alunos começarem uma nova série sem conhecimentos imprescindíveis.
Sendo assim,pode-se dizer que as cotas são uma afirmação de que a educação no Brasil ainda tem muito a melhorar.Num país em que a lei diz que todos são iguais,mas um candidato com desempenho superior perde uma vaga numa instituição pública para outro que é vítima do descaso das políticas educacionais e tem a falsa impressão de que a cota é um benefício não segregador,torna-se necessária a revisão de alguns conceitos.Garantir que negros e pobres deixem de ser vistos ocupando posições que remetem ao passado escravista é um plano que deve ser posto em prática,mas de maneira igualitária e justa.
Comentários do corretor
É perceptível um projeto de texto claro e preciso com uma linha argumentativa bem definida. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem mobilização de distintas vozes para chegar à excelência total. Além disso, cuidado com períodos longos.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |