O sistema de cotas para negros, muito polêmico e discutido atualmente, objetiva amenizar as diferenças sociais e raciais as quais os negros são submetidos. Mas [vírgula] será que visando à integração o governo não está gerando ainda mais discriminação, porém desta vez com os brancos?
Analisando os resultados de classificação em vestibulares, tomando como exemplo o de medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a diferença de pontuação entre candidatos que se destinam a cotas raciais e candidatos oriundos de escolas públicas chega a 1270 pontos a mais para estes (diferença entre os últimos classificados das respectivas cotas).
A partir dessa informação, fica o questionamento: se o candidato de cotas raciais é discriminado, e muitas vezes não tem condição financeira boa, obviamente irá estudar em escola pública; então por que a diferença de pontos é tamanha, se as escolas públicas seguem quase todas o mesmo padrão? A impressão que fica é de que os candidatos não se esforçam tanto quanto os outros porque sabem que precisam de menos nota e que a modalidade de cotas raciais não é tão disputada. Ou será que o governo supõe que esses candidatos não têm capacidade suficiente para alcançar os outros e sendo assim os discriminam ainda mais?
Na minha opinião, deveriam existir cotas para alunos de escolas particulares, pois estes têm disparadamente um ensino muito melhor e, portanto, estão mais bem preparados do que os outros, tornando a competição injusta. Além disso, os candidatos que se afirmam discriminados (sejam eles negros ou índios) ficariam inclusos nesse sistema, pois afirmando mais uma vez, se não têm condições financeiras e são discriminados, com certeza estudam em escola pública.
Portanto, o sistema de cotas raciais reafirma sim a discriminação, pois rebaixa a capacidade dos vestibulandos apenas pela diferença de cor. O sistema se esquece apenas de que por dentro temos a mesma cor e a capacidade de todos é igual, basta apenas um pouco de esforço!
Comentários do corretor
Você apresentou ideias em prol do seu ponto de vista sobre o tema. Contudo, para validar sua posição é preciso levantar argumentos bem fundamentados, realizar um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de ir além de achismos e generalizações.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |