Um dos assuntos mais polêmicos na educação, não apenas no Brasil [vírgula] mas também no mundo,são os benefícios para afrodescendentes na educação.Existe a preocupação de que o negro frequente ainda mais o ensino superior para diminuir as desigualdades sociais , no entanto,reservar vagas na educação resolverá os problemas raciais e sociais?
É inegável e absurdo os preconceitos que os negros enfrentam em todo o mundo e principalmente em países miscigenados como o Brasil.Reservar cotas nas universidades,não [sem vírgula] resolverá os problemas de preconceito racial e nem as desigualdades sociais, e sim, irá classificar o negro como um incapaz que não consegue frequentar o ensino superior com o próprio esforço.É aceitável as bonificações como acontecem nos vestibulares da UFMG e USP, em que é dado um bônus de acordo com a nota do candidato, ou seja, valoriza-se o esforço desses alunos que geralmente são oriundos de escola pública, trabalham e estudam e passam por diversos preconceitos sociais que vão transtornando-os psicologicamente e entre outros motivos, ao contrário das reservas que não valorizam e sim excluem.
É preciso sim acabar com a desigualdade racial e social no país,e é realmente na educação o começo.Contudo, o papel da educação como nova oportunidade para o negro e para todos é instruindo e não separando vagas no ensino.
Comentários do corretor
Desenvolva seu projeto de texto visando ir além de uma abordagem simplista e superficial da questão. Mobilize exemplificações concretas que comprovem suas colocações. Vá além do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |