O sistema de cotas raciais traz à tona uma clara divisão entre as raças (branca e negra), mas, afinal, não somos todos iguais? É parece que não, e o sistema de cotas raciais, em universidades públicas, deixa clara essa segmentação. É bem verdade que a educação pública brasileira é bastante falha, e, sendo assim, transmite aos seus alunos essa fragilidade em promover o conhecimento, reproduzindo fracos desempenhos no acesso à universidade, e, como em sua maioria [vírgula] os alunos desse sistema educacional são negros, eles são sempre os mais prejudicados. Nesse aspecto, as cotas estão maquiando problemas em nosso sistema educacional -e também segmentando - ainda mais as raças brasileiras, e pouco [sem vírgula] farão para diminuir as desigualdades, o que pode reproduzir o contrário: aumentarão o preconceito e as divisões entre as classes.
Os negros são vítimas de preconceito e submissão desde a escravidão. Quando escravizados, perderam o direito de liberdade e ficaram “acorrentados” aos seus donos. Com o fim da escravidão, se é que existiu, os negros foram vítimas do preconceito e discriminação, restando-os, apenas, posições subalternas na sociedade. É preciso, sim, oportunidades de inclusão dos negros em nossa sociedade patriarcal, que é extremamente preconceituosa. Mas, as cotas raciais nas universidades não são o meio mais eficaz para isso ocorrer, já que elas reafirmam a exclusão e a separação existente entre as raças e demonstram a superioridade de uma em relação à outra, contribuindo com o preconceito, como, por exemplo: frases racistas, como “esses negros são tão burros que precisam de cotas para entrar na universidade. É melhor eles voltarem a puxar as carroças”.
Além disso, esse sistema de cotas está mascarando os verdadeiros problemas brasileiros e colocando a culpa desses problemas no passado injusto e sofrido dos negros. Deve-se salientar que a educação brasileira está bastante ruim, e [sem vírgula] isso é fruto de precários investimentos, e, juntamente com a má distribuição de renda, contribuem para que as desigualdades se proliferem.
Portanto, precisamos retirar as corentes que nos prende ao passado e pensar no presente, no tocante à melhoria de nosso precário sistema educacional, que é movido por um retrocesso atualmente, diminuindo, assim, com o preconceito entre as raças. Precisamos, sim, nos libertar de atitudes racistas, que não nos levam ao progresso e, para que isso ocorra, é preciso investir em educação e em programas que criem oportunidades de inclusão social e econômica, pois, assim, teremos um Brasil mais justo e com uma só raça, a raça brasileira, e que não desiste nuca [nunca]. E, se as cota [cotas] forem realmente a solução para diminuir as desigualdades, passarão a existir duas novas raças: “as dos cotistas e a dos não cotistas”.
Comentários do corretor
Parabéns!
É perceptível um projeto de texto claro e preciso com uma linha argumentativa bem definida. Parabéns! No entanto, para chegar à excelência total, extrapole o recorte temático e mobilize distintas vozes para compor sua análise.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |