As Cotas em universidades e outras instituções de ensino,seja [sejam] elas raciais destinadas a negros e índios,ou socias [ou sociais] para alunos de escolas públicas e pessoas de baixa renda,divide opniões,a favor e contra [vírgula]em torno do assunto gerando uma enorme polêmica.
O Governo sabe que as escolas públicas são incapacitadas para um estudante adquirir conhecimento comparado a estudantes de escolas particulares ,em que a maioria delas tem um ensino de qualidade e toda uma organização .Por isso [vírgula] criam as cotas para miminizar o problema.
Além,disso [Além disso,] o país tenta pagar uma dívida com negros e índios em razão do período de exploração e escravidão sofrido durante vários anos.Também é questionado o porquê de criar cotas destinadas a negros, eles não são menos inteligente que os brancos.Muitos acreditam que ser uma forma de preconceito.Por outro lado,outros acreditam que as cotas benefie [beneficie],criando oportunidades e reduzindo as desigualdades sociais.
Portanto,é fundamental que o governo invista mais na educação pública para que as pessoas concorram de igual para igual independente de cor ,raça,sexo e condição financeira para transformar o Brasil em uma nação mais igual ,justo ,com [igual, justa com] seu povo.
Comentários do corretor
Desenvolva seu projeto de texto a fim de ir além de uma abordagem simplista e superficial da questão. Mobilize argumentos convincentes e bem fundamentados que comprovem sua tese e melhor explorem o tema.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |