No Brasil, foram criados em 2000 o modelo de cotas raciais, aderido por universidades e órgãos públicos, atrás dos Estados Unidos que criará [criou] em 1960. As cotas raciais são um modelo criado para amenizar a [as] desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças.
Naquela época, esse projeto obtinha grande importância, pois existia grande número de racistas e preconceituosos que julgavam e impediam essas pessoas de entrarem em alguma faculdade ou concurso. Porém, estamos vivendo em um mundo que muitas coisas mudaram e a desigualdade diminuiu, através de muita luta. Então, se ficamos anos e anos tentando obter essa igualdade, porque [ por que] não acabar com essa classificação de raças?
E com essa classificação de raça, estamos entrando em contradição com nossos próprios princípios de igualdade. E sendo injusto com quem estudou e se preparou para entrar na faculdade ou em concursos, não conseguindo muitas vezes vagas, pois já estão reservadas para as cotas.
As cotas raciais têm o seu valor, mas é uma coisa que devemos deixar para trás, e começar a mudar nossa própria mente e enxergarmos que não existe diferença entre um e outro, e que somos todos iguais e a oportunidade deve ser alcançada por nosso esforço, estudo e determinação. E [vírgula] com isso, caminharmos para frente e solucionarmos isso desde a base.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias, contudo não estabeleceu uma linha argumentativa plausível e consistente para comprovar sua tese e analisar amplamente a problemática imposta pelo questão. Vá além da análise simplista e superficial!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |