Negros sempre sofreram com as adversidades que lhes foram e são impostas,desde à [a] escravidão a [à] atualidade,após a abolição da escravidão [vírgula]não foi pensado nenhuma maneira para a inclusão do negro social e econômicamente [economicamente] na sociedade, simplesmente migraram das grandes fazendas em direção as [às]periferias, sem nenhuma expectativa à ascensão profissional ou na educação.
A diferença entre um país desenvolvido e o país em desenvolvimento reside ,na [sem vírgula] educação.A exemplo dos Estados Unidos, Japão,que investem valores altíssimos na rede educacional, pesquisas; possuem os maiores tecnopolos do mundo, responsáveis por toda a tecnologia que chega as [às] mãos das pessoas de países subdesenvolvidos,esses países desenvolvidos acompanham à [a] passos largos a globalização onipresente,haja vista que a demanda por pessoas qualificadas é cada vez maior.
O Brasil possui um dos mais defasados sistema de educação do mundo,os alunos de escola publica com grande participação dos negros,saem do ensino médio praticamente com a mesma bagagem à qual [com a qual] chegaram no ensino fundamental.A porta de entrada para as faculdades federais são mais acessíveis a alunos da rede privada de ensino, mas e os alunos que não possuem poder aquisitivo para uma educação privada?
Investir na educação não trás [traz] votos,não elege ninguém,a verba possível de desviar da merenda é pouca,se comparado a construção de grandes viadutos, barragens faraônicas,investir no melhor pagamento dos professores não mostra-se [não se mostra] vantajoso para os governantes, já que educação é liberdade ,é sair da alienação e perceber a verdadeira face do mundo, das injustiças que o rodeiam, isso vem desde a idade média,quando a igreja queimava todos os livros,para monopolizar o poder e impedir que o conhecimento chegasse às pessoas.
Encontraram nas cotas para negros uma forma de maquiar a situação da educação brasileira,as cotas são um jeitinho brasileiro,forma que o Brasil encontrou para dar solução à entrada na universidade dos menos privilegiados,entretanto[vírgula] o problema não resolve-se [se resolve] apenas do ato de entrar na universidade, é necessário manter-se nela, mas como?,como [Como] formar um bom profissional para futuramente colaborar para o desenvolvimento do país,se o mesmo não possui a bagagem necessária?
Para os negros, e para todos os futuros profissionais que ingressarem na universidade, é preciso mais que cotas, bolsa família, bolsa escola, é preciso educação de qualidade e igualitária para todos.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes. Contudo, preocupe-se com a clareza e objetividade de seu texto a fim de não comprometer a construção de sentido. Além disso, mobilize exemplificações concretas que comprovem sua tese. Extrapole o senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |