Desigualdades na Educação. - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 05/07/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Hoje no Brasil,existe um enorme contingente de alunos,candidatos a ingressar no ensino supeirior público e [vírgula] por isso, uns se veem menos favorecidos que outros ou por estrutura educacional ou pelos preconceitos que lhes persegue [perseguem] como herança da história do Brasil colonial.

Foi criado no Brasil o chamado: ”Sistema de Cotas”, que tem como finalidade, ajudar alguns alunos, como as cotas para escola pública e para negros. Esta última mostra como o passado histórico ainda está impregnado no povo Brasileiro e mostra como o preconceito ainda está vivo.

A cota para negro tem como finalidade, garantir [sem vírgula]  uma grande parcela das vagas em uma universidade Federal, tal recurso diz que que é [diz que é] para amenizar as diferenças Sociais, porém tal coisa se vê de outra forma. O Estado vê Os Afrodescendentes como despreparados ou até mesmo como incapazes de ingressar no ensino superior, sem tal recurso.

Da mesma forma, a falta de investimento na educação fez o Estado criar o sistema de cotas para a escola públicae este [pública e este] , por sua vez, beneficia ambas as partes e pode aumentar o número de alunos das Faculdades deforma [de forma] igualitária. As cotas raciais são discriminatórias e preconceituosas E não são benéficas em se tratando em criar uma sociedade democrática, pois esta se baseiam em conceitos equivocados. Enquanto as cotas para escola pública, se [se mostram] mostram benéficas, porém, o incentivo na educação brasileira sempre se mostra melhor que tais recursos para desfazer a descriminação [discriminação] que assola a sociedade atual, dessa forma, criando a sociedade verdadeiramente igualitária.

Comentários do corretor


 

Melhor organize suas ideias tendo em vista à clareza e coesão de seu texto. Além disso, mobilize argumentos bem fundamentados que comprovem suas colocações e melhor explorem o recorte temático.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente