Em decorrência à [da] diferença socioeconômica entre brancos e negros brasileiros, o Supremo Tribunal Federal resolveu criar uma lei que destina uma percentagem de número de vagas para indivíduos afrodescendentes e/ou de baixa renda. Porém, o governo esqueceu-se de que para acabar com o racismo é preciso, inicialmente, eliminar fatores que contribuem para a preferência de qualquer raça.
Esse novo projeto de cotas, ironicamente, serve para reafirmar a ideia de que as escolas públicas são incapazes de preparar um estudante para o vestibular e ingresso à faculdade. O Brasil insiste em criar leis que acentuam as desigualdades raciais ao invés de melhorar o ensino que o próprio país oferece à população. Portanto, se alunos incapazes de entrar numa faculdade pública exigente são aceitos, claramente o nível desta irá decair.
Muitas vezes, pessoas de cor branca perdem suas merecidas vagas em institutos de ensino superior, por [sem vírgula] consequência da aprovação da lei das cotas raciais no Brasil. Não pode ser justo um estudante que fez menor pontuação no vestibular tomar o lugar de outro, com maior número de pontos, só pelo fato de aquele ser negro. Por isso, esta ação parece estar mais prejudicando os brasileiros do que beneficiando [beneficiando-os.] os mesmos.
Outro aspecto alarmante, é [sem vírugla] que desde o ano 2000, em que a UnB decidiu adotar esse regimento, há cada vez mais uma quantidade maior de universidades federais que estão adotando essa mesma forma de ingressar em suas instituições. É intrigante, como antes desses acontecimentos, todos eram a favor da igualdade entre todos os indivíduos, independente da cor, idade, etnia, entre outros. Mas agora [vírgula] o pensamento de muitos mudaram de modo hipócrita.
Diante dessa perspectiva, a diferença racial só terá um fim quando o nosso país investir verba suficiente para que as escolas do governo terem [tenham] um nível capaz de realmente preparar alguém para a tão temida prova que nos dá entrada em uma faculdade. A cor da pele não determina a inteligência de uma pessoa, e [sem vírgula] sim a qualidade de ensino e determinação própria.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e retrataram a questão proposta. No entanto, atente-se às regras de uso da vírgula a construção de sentido de seu texto. Além disso, levante argumentos bem fundamentados que levem sua discussão a extrapolar o âmbito do senso comum. Realize também um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para validar sua tese e enriquecer sua produção.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |