O peso da raça - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 05/07/2012

Status:

Corrigida
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As cotas raciais vieram para equilibra [equilibrar] um balança tão desigual a participação na Universidade [trecho mal construído]

De que adiantará melhores estudantes [vírgula] se haverá pessoas piores .Professores e reitores culpam o baixo nível das universidades brasileiras, pela [brasileira pela]  presença das cotas raciais . se [Se] por um lado a integração de raças na universidade [vírgula] por outro lado há saída de estudantes mais capacitados . Porém [vírgula] este estrato prejudicado teve melhores condições [vírgula] tanto capacitação quanto para formação pessoal ,enquanto que aquele sofreu desigualdades sociais e raciais para entra [entrar] na faculdade. A verdade é que o estudante que cedeu a vaga não esta,indignado [está indignado], pois sabe que o cotista estudou e sofreu tanto quanto ele para entra [entrar] na universidade.

Paremos com esse discurso demagogo que as oportunidades são iguais para todas as raças ou que a as cotas são uma compensação de acontecimentos passados nos quais negros e indígenas foram tratados como "animais".Esses sofrem desigualdades nos dias atuais . e [atuais e] são estereotipados de violentos , essa denominação deve-se à baixa  escolaridade, como também à falta de oportunidades , neste mercado de trabalho cada vez mais exigente , em [sem vírgula] qualificação .O que resulta na marginalização desse grupo(negros e indígenas).

Portanto , a lei de cotas raciais ,aproximará [sem vírgula] diferentes camadas raciais da universidade antes tão afastada quanto oprimidas [vírgula] o que é algo positivo na busca de respeito, e [sem vírgula] uma sociedade mais unida .

Comentários do corretor


Melhor organize suas ideias tendo em vista à clareza e coesão de seu texto. Além disso, mobilize argumentos bem fundamentados que comprovem suas colocações e melhor explorem o recorte temático.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente