As cotas raciais vieram para equilibra [equilibrar] um balança tão desigual a participação na Universidade [trecho mal construído]
De que adiantará melhores estudantes [vírgula] se haverá pessoas piores .Professores e reitores culpam o baixo nível das universidades brasileiras, pela [brasileira pela] presença das cotas raciais . se [Se] por um lado a integração de raças na universidade [vírgula] por outro lado há saída de estudantes mais capacitados . Porém [vírgula] este estrato prejudicado teve melhores condições [vírgula] tanto capacitação quanto para formação pessoal ,enquanto que aquele sofreu desigualdades sociais e raciais para entra [entrar] na faculdade. A verdade é que o estudante que cedeu a vaga não esta,indignado [está indignado], pois sabe que o cotista estudou e sofreu tanto quanto ele para entra [entrar] na universidade.
Paremos com esse discurso demagogo que as oportunidades são iguais para todas as raças ou que a as cotas são uma compensação de acontecimentos passados nos quais negros e indígenas foram tratados como "animais".Esses sofrem desigualdades nos dias atuais . e [atuais e] são estereotipados de violentos , essa denominação deve-se à baixa escolaridade, como também à falta de oportunidades , neste mercado de trabalho cada vez mais exigente , em [sem vírgula] qualificação .O que resulta na marginalização desse grupo(negros e indígenas).
Portanto , a lei de cotas raciais ,aproximará [sem vírgula] diferentes camadas raciais da universidade antes tão afastada quanto oprimidas [vírgula] o que é algo positivo na busca de respeito, e [sem vírgula] uma sociedade mais unida .
Comentários do corretor
Melhor organize suas ideias tendo em vista à clareza e coesão de seu texto. Além disso, mobilize argumentos bem fundamentados que comprovem suas colocações e melhor explorem o recorte temático.
Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |