Desde de os primórdios [vírgula] o ser vivo busca o uso de algum grau que lhe de [dê] superioridade em relação a algum ser ou alguma raça. Passaram décadas, séculos, anos e essa prática não se extinguiu, pelo contrário, ganhou muito mais força, causando guerras, invasões territoriais e milhares de mortes.
Uma das raças que foram vitimas [vítimas] dessas guerras e mortes, é [mortes foi] a raça negra, tratados como objetos, foram tirados a força de suas terras e vendidos a vários países como mão de obra, foram humilhados e descritos como raça inferior. Um desses países que tratou os negros como inferior foi o Brasil, porém, hoje em dia [vírgula] a discriminação racial [vírgula] não só a negros como a qualquer outra raça [vírgula] é considerada crime pela justiça [vírgula] somos todos iguais e temos o mesmo direito. Entretanto, muitos negros ainda se sentem discriminados e se dizem vitimas de preconceito racial por parte dos brancos.
No Brasil [vírgula] grande parte da população negra possui renda mensal baixa e possui nível de escolaridade baixa, número inferior a população de cor branca. A fim de tentar diminuir essa desigualdade [vírgula]a justiça aprovou o uso de cotas raciais em universidade [universidades] federais. Contudo, essa medida gera discussões por parte da sociedade acerca da legitimidade dessas cotas por ela não colocar fim a desigualdade e ainda gerar preconceito.
De fato [vírgula] houve um aumento de jovens negros ingressando em universidades federais, no entanto, as cotas acabaram gerando desigualdade, porque além de haver uma diminuição no número de vagas [vírgula] pois elas são dividas [divididas] entre cotistas e não cotistas, há o aumento da concorrência e os estudantes que não optam pela cota ou não são negros acabam sendo prejudicados e não conseguem a vaga [vírgula] pois costumam ficar com notas abaixo da linha de corte [vírgula] enquanto as vagas determinadas para cotistas possuem pouca concorrência e notas menores. Ou seja, tenta-se acabar com a desigualdade [vírgula] mas gera-se mais desigualdade e preconceito, o que no final não é bom para ninguém.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e retrataram a questão proposta. No entanto, atente-se às regras de uso da vírgula e evite períodos longos a fim de não comprometer a construção de sentido de seu texto. Além disso, levante argumentos bem fundamentados que levem sua discussão a extrapolar o âmbito do senso comum.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |