Segundo o Darwinismo social [vírgula] certas etnias eram superiores a outras, isso justificou, por exemplo, o domínio do homem branco sobre o negro. Desta mesma forma, não é muito diferente no Brasil, muitas vezes, os negros são taxados como intelectualmente inferiores e capacitados somente para "serviços escravos".
Considerando-se a formação histórica brasileira, observa-se que a população de negros, em sua maioria, é pobre e não tem nível superior. Deste ponto de partida, uns dizem que as cotas raciais e sociais abrem caminhos para segmentos da sociedade que foram ou continuam sendo prejudicadas. Sendo assim, torna a nação e, principalmente [vírgula] o acesso às universidades públicas mais igualitário.
Outros, porém, sustentam a ideia de que as cotas não acarretam nenhum benefício, e, que na verdade, o que deveria mudar é o sistema educacional do ensino fundamental e médio. Além disso, argumentam que a cultura contribui para uma desvalorização dos estudos, e que essa, reconhece [essa reconhece,] sobretudo, o carnaval, futebol e festas.
Levando-se em consideração esses aspectos, conclui-se que as cotas colaboram razoavelmente para diminuir as disparidades. No entanto, não deve-se focar as atenções em um passado segregador, mas sim, em [mas sim em] uma reconstrução da sociedade, seguindo como principal objetivo a educação dos anos que antecedem o ingresso à universidade.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes, contudo vá além de uma abordagem simplista e superficial. Amplie sua linha argumentativa a fim de melhor explorar as questões que o recorte temático favorece e sustentar sua posição sobre o tema.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |