O sistema de cotas deve ser implantado no Brasil, devido [sem vírgula] a grande defasagem que possuem as Universidades, onde [em que] sua grande maioria é de pessoas brancas. A realidade quase estática, precisa [sem vírgula] ser mudada e é com esse tipo de ação que se iniciará as mudanças. O Brasil fica com o 2° lugar em número de população negra no mundo, ficando a Nigéria em 1°. Não devemos ver as cotas como pagamento da dívida histórica que o Brasil tem com os negros trazidos da África e escravizados, mas sim como uma maneira de diminuir a desigualdade social instalada desde a colonização do Brasil.
Alguns estados já possuem legislação especifica [específica] para suas universidades, mas nosso Governo deve padronizar a legislação tornando-a uma porta de entrada para aqueles que jamais teriam condições de ingressar em uma universidade, mas não pode excluir o branco que também é pobre e não teve acesso ao ensino básico de qualidade. O processo de inscrição para as cotas, não [sem vírgula] deve levar em consideração apenas características físicas, este é o método utilizado pela Universidade de Brasília(UNB), a pioneira nesse segmento. Condições sociais e econômicas devem ter influência na hora da seleção dos candidatos para que sejam selecionados aqueles que mais precisam.
O Partido Democratas que ajuizou a ação junto ao Supremo Tribunal Federal em 2009 pedindo a inconstitucionalidade das cotas raciais reconhece a existência da relação entre cor de pele e pobreza, mas diz ser mais eficaz as cotas sociais que permite a inclusão dos negros que mais precisam que são os negros pobres, entrevista cedida à Rede Brasil Atual em 7/12.
Desigualdade racial se combate com oportunidade para todos, somente com essa fórmula conseguiremos mudar a cara do nosso país. Precisamos de investimentos a longo prazo na educação, desde o ensino básico para que todos ao chegarem à Universidade tenham condições iguais para competir.
Comentários do corretor
Suas colocações retrataram bem o tema proposto e é notável um projeto de texto bem definido. Contudo, atente-se às regras de uso da vírgula e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para validar sua tese e enriquecer sua produção.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |