O sistema de cotas é uma questão polêmica, tanto no Brasil quanto nos outros países onde está em pauta, porque faz as pessoas reavaliarem o espaço do negro na sociedade. E quando isso começa a ser feito, percebe-se que este não é apenas um questionamento social externo, cujas opiniões sofrem influência da quantidade de informação da população ou do seu nível de conhecimento. Essa é uma questão que envolve o preconceito intrínseco que os cidadãos persistem a carregar em um país que se orgulha tão ostensivamente da miscigenação racial, a ponto de transmitir uma imagem igualitária internacionalmente.
No entanto, a própria discussão que se faz em torno das cotas demonstra a falsidade dessa imagem, porque historicamente, desde o começo, os negros foram condicionados à inferioridade e mesmo após a abolição da escravidão, foram “empurrados” para as periferias, para os piores empregos e as piores oportunidades. Só com base nesses fatos, as cotas já deveriam ser vistas como um direito dos negros. Porém, mesmo depois de se contrapor tudo isso, a discussão ainda persiste. É mesmo de se esperar que haja igualdade atualmente...
O sistema de cotas visa transformar essa realidade, visa finalmente tornar possível aos negros ao menos uma possibilidade de conseguir mais dignidade, oportunidades, e [sem vírgula] mais espaço - socialmente falando. Entretanto, ao revés desse pensamento, encontram-se os que estão contra as cotas. Uns se detém [detêm] afirmando que este sistema intensificaria e reafirmaria judicialmente a separação que há entre negros e brancos, e outros, que é injusto por “tirar” vagas de pessoas que estudaram e se dedicaram mais para consegui-las, só por serem brancos.
E em meio a tudo isso, está o que a maioria não percebe: num primeiro momento, pode parecer que o sistema aumenta a segregação entre as raças, porém a falta dele culminaria em deixar a situação como está, e isso sim – o não fazer nada – aumentaria essa separação. Além disso, se o acesso ao ensino superior for facilitado aos negros, torna-se possível que eles melhorem sua posição social no futuro, tornando a sociedade mais igual. E quanto ao merecimento de vagas, é óbvio que os brancos têm, provado em estatísticas, maior acesso à educação de qualidade, e [sem vírgula] [vírgula]consequentemente [vírgula] possuem maior chance de se saírem bem nos exames. Quem estuda mais não é quem quer estudar, é quem pode.
As cotas são justas numa análise macroscópica. Porém [vírgula] os que são contra, o são por motivos válidos, ou por um preconceito que, infelizmente, até hoje, persiste vivo apesar de tudo? [tudo.]
Comentários do corretor
Suas colocações retrataram bem o tema proposto e é notável um projeto de texto bem definido. Contudo, atente-se às regras de uso da vírgula e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para validar sua tese e enriquecer sua produção.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |