A Polêmica do Sistema de cotas raciais - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 05/07/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O sistema de cotas não irá amenizar as desigualdades raciais, pelo contrário [vírgula] irá reafirmar a superioridade da classificação de raças, demonstrando que o negro é inferior ao branco.

A adoção de cotas ressalta um preconceito que já [já é] real, pois a intervenção do sistema é racional, isso quer dizer que sem cotas os negros nunca poderiam ingressar em uma universidade.

As contas rompem um principio republicano básico de igualdade entre os cidadãos. Todos os cidadãos têm direitos iguais independentemente de “raça”, religião e nacionalidade, algo que não observamos neste sistema de cotas.

A questão da implantação de cotas na universidade não é uma questão de meritocracia, ou seja, algo que é obtido por merecimento pessoal, pois quem colhe os benefícios são as pessoas de pele escura.

Comentários terríveis estão por voltas desta questão [vírgula] como: o negro é tão inferior que precisa de cotas, isso com certeza e lamentável, mas será que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), aprovando a lei decidida pelo STF de integração de cotas raciais em universidade federais, é uma maneira de amenizar esses comentários banais?

As cotas deveriam beneficiar as pessoas de baixos recursos mais quando universidades federais têm como decisão aprovar as cotas raciais, beneficia na maioria das vezes o negro, apoiando a discriminação racial.

Sabemos que as pessoas que beneficiam dessas cotas, vem [são beneficiadas por essas cotas] de escola pública, liberar cotas raciais é uma maneira de desclassificar a raça negra, o governo deveria [vírgula] na verdade, implantar medidas para que o ensino público tenha condições de preparar melhor os estudantes.

Sem sombra de dúvidas, esse assunto é polêmico, mas o preconceito deveria ser combatido sem usar a idéia de raça como referência ou exigir qualquer forma de favorecimento.

Comentários do corretor


Tendo em vista a estrutura do texto dissertativo, organize sua produção em parágrafos. Além disso, melhor organize suas ideias visando à clareza e objetividade de suas colocações. Vá além do senso comum ao levantar argumentos bem fundamentados que validem sua tese.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente